Oi, Femys! Hoje vamos falar sobre a Peggy Cherng, uma empreendedora de sucesso que, com a sua visão e determinação, tornou-se bilionária como CEO do Panda Express, uma rede de fast food. Com uma fortuna estimada em US$ 3,1 bilhões, ela é uma das poucas mulheres a construir a sua própria fortuna e está na lista dos americanos mais ricos, a Forbes 400.
Da Engenharia ao Fast Food
Na década de 1960, Peggy Cherng deixou Hong Kong e migrou para os Estados Unidos. Durante os seus anos de estudo, ela obteve um mestrado em matemática e concluiu um doutorado em engenharia. Durante esse período, ganhou destaque pelo seu trabalho na criação de um sistema de simulação de campo de batalha para a Força Aérea. Segundo Peggy “Gostei, mas às vezes tive que ficar até as 4 da manhã para terminar o design.”
Ela enfrentava o desafio de criar às suas três filhas enquanto mantinha um emprego em tempo integral como engenheira. Não foi fácil, e ela precisou tomar a decisão de deixar o emprego e, naquele mesmo ano, juntamente com o seu marido, abriram o primeiro Panda Express, oferecendo pratos chineses em formato rápido.
À frente de seu tempo (pensa fora da caixa)
Sua formação em engenharia não foi em vão. Ela aplicou o seu conhecimento para otimizar a logística do restaurante, empregando tecnologia para monitorar stocks e reabastecer ingredientes, bem antes dessa prática se tornar comum. Isso permitiu que acompanhassem as vendas diárias e a análise de métricas, como se a carne bovina estivesse a vender mais que a carne suína, em um período em que a maioria dos proprietários de restaurantes independentes desconhecia a tecnologia e não viam a sua utilidade.
- “Muitas pessoas no ramo de restaurantes não são formadas como engenheiros. Eu tenho uma vantagem.” - Peggy Cherng
Padroniza, delega e treina de forma eficiente
Peggy Cherng não apenas criou um menu escalável, mas também tornou o treinamento de novos funcionários mais eficaz. Essa abordagem foi extremamente valiosa. Além disso, ela personalizou o software de vendas e análise, o que impulsionou o crescimento da Panda Express.
O interessante é que ela trouxe conceitos de engenharia para padronizar as operações em grande escala.
Ela não parou por aí, também implementou um programa de treinamento de gerenciamento para capacitar os 50.000 funcionários da Panda Express a pensarem de forma mais sistemática.
Quando os gerentes se deparavam com desafios no uso de computadores, ela prontamente oferecia assistência. E quando os chefs enfrentavam desentendimentos na preparação dos pratos do restaurante, ela tomava a iniciativa de reunir todos em uma sala de conferências na sede do Panda Express, mediando até que chegassem a um consenso sobre uma única receita para cada prato.
A maneira como ela se relacionava com seus funcionários oferece grandes lições que podem servir de inspiração e ser aplicadas nos nossos próprios empreendimentos. A padronização, delegação eficiente e treinamento adequado podem fazer toda a diferença.
- “Uma empresa é construída primeiro com base nas pessoas, depois nos clientes e em terceiro nas finanças.”
Expansão da Empresa
Os Cherngs viram uma oportunidade e utilizaram os lucros provenientes dos shoppings para construir as suas próprias lojas independentes. Atualmente, os shoppings abrigam apenas 156 dos 2.400 restaurantes da Panda Express nos Estados Unidos.
Durante a última década, o Panda Express expandiu consideravelmente, adicionando muitas novas lojas. Esse crescimento alavancou as vendas da empresa. Como Peggy Cherng afirma, “A oportunidade ainda é grande. Planeamos ter mais crescimento nos próximos 50 anos do que tivemos nos últimos 50.”
Um negócio escalável é aquele que consegue lidar com o crescimento. Não apenas um aumento repentino no crescimento, mas também um crescimento sustentado ao longo do tempo. Podemos ver que o Panda Express teve uma ideia que funcionava: os pratos chineses em formato rápido. Além disso, eles construíram uma equipa forte com a implementação de um programa de treinamento. Havia eficiência tanto no menu, que foi padronizado, quanto na forma de aplicação.
Quando ouvi a história da CEO Peggy Cherng, não pude deixar de compartilhar com vocês os ensinamentos que aprendi. Espero que essas lições vos motive, Femys!
Até o próximo post com conteúdos enriquecedores!
Com carinho, da tua Femy Ny 💋