Oi, Femys! No post de hoje vamos abordar um tema muito importante, especialmente para nós que utilizamos o meio digital para estabelecer conexões e promover o nosso trabalho. Caso estejas a te perguntar por onde começar, continua a ler, pois vou mostrar diversas maneiras para que possas criar, inventar e te expressares sendo tu mesma!
Inspiração vs. Cópia
A diferença entre inspiração e cópia é muitas vezes sútil, o que pode levar a bastante confusão. É essencial destacar que as ideias raramente surgem do nada, pois tudo o que foi dito ou inventado já foi dito e inventado anteriormente. Normalmente, baseamos nossas criações em obras que já existem e que, de alguma forma, nos motivam a criar algo novo. No entanto, nos colocamos em zona de perigo quando simplesmente replicamos um trabalho que não nos pertence.
Celebra a tua história
Quando ouvimos uma história de sucesso, desejamos alcançar o mesmo feito. Se funcionou para aquela empreendedora, por que não funcionaria para mim também?
Porém, em pouco tempo percebemos que todas estão a fazer e a dizer as mesmas coisas, tornando tudo excessivamente repetitivo. Não podemos mais continuar nesse ciclo. O mundo e a internet precisam de histórias como a tua.
Já percebeste que és única? Não há ninguém neste mundo como tu, agora e nunca haverá. A tua história, cada decisão que tomaste, as tuas experiências e aprendizados ao longo da vida, tudo o que tu ouviste e disseste, moldou a mulher que tu és hoje.
- Ao reveres a tua história, podes encontrar momentos, desafios ou conquistas que te inspiraram. Essas experiências pessoais são uma fonte de inspiração para novas ideias e projetos criativos.
Não vamos mais anular as nossas narrativas para nos encaixarmos em padrões. Utilizar a nossa identidade é um dos elementos essenciais para o sucesso nesse percurso em busca da autenticidade.
Compartilha com o mundo quem tu és
No que acreditas? Como escolheste viver a tua rotina? O que é realmente importante para ti? Ao compartilhar isso com o mundo e adicionar esses detalhes às tuas criações, abres espaço para as pessoas te conhecerem e se identificarem contigo. Cada uma de nós tem algo único para compartilhar: histórias não são meras narrativas; uma história tem o poder de transformar a vida de quem a ouve.
Muitas vezes, consideramos que certas coisas são óbvias demais para serem contadas, óbvias demais para serem compartilhadas com o mundo. Mas pensa comigo: quando começaste a tua jornada, todos os conhecimentos que tu possuis agora, em algum momento, foram informações novas que mudaram a forma como vivias até então, não é mesmo?
“Ok, Ny, como faço isso?”
Nunca te inspires em uma pessoa somente, pois isso seria uma cópia da história dessa pessoa, portanto, a perspectiva dela. Não queremos isso, queremos escrever e compartilhar a nossa visão única do mundo. Então, anota aí: lista tudo o que tu amas consumir (séries, filmes, livros, podcasts), cria o hábito de consumir esses conteúdos e pensar em maneiras de aplicá-los nas tuas criações. Ao reunir essas diversas referências, tu naturalmente amplias o teu repertório criativo.
Quando te sentarás para criar um texto novo ou um design novo para as tuas redes sociais, terás um repertório vasto e referências para criar algo único e novo.
A inspiração está em toda parte
Femy, é natural e saudável buscar informações e referências para nos guiarem na hora de criar, afinal, é ideal ter um ponto de partida, e sei também que é o mais comum pesquisar conteúdo de pessoas que já temos como referência e aquelas que admiramos. O que aconselho é que, ao criares, adiciones a tua perspectiva única, para que, através de tudo aquilo que trazes ao mundo, ofereças um vislumbro de quem tu realmente és, a tua assinatura única. Eu garanto-te de que, ao final disso tudo, tu te reencontrarás contigo mesma. Tuas vivências e a tua maneira única de ver o mundo se conectarão, dando vida a algo que só tu podes criar. Aqui vai um resumo das dicas desse post:
- Evita depender de uma única pessoa como a tua única fonte de inspiração.
- Ao escrever um texto, compartilha as tuas reflexões pessoais e histórias que tenham te impactado.
- Cria um repertório criativo e visual para que tenhas por onde começar ao criar algo novo.
- Reúne todas as tuas vivências e tudo o que consomes, tanto no online quanto no off, para criar uma narrativa única, que só tu poderias criar.
- Usa a inspiração como ponto de partida, mas adiciona a tua perspectiva única.
Por fim, tornares-te-á uma fonte de inspiração para os outros, inspirando-os a serem autênticos também 🙂
É natural buscarmos inspiração em ídolos e pessoas que nos impactam. Porém, é fundamental entender a diferença entre inspiração e cópia. Ao invés de simplesmente imitar, devemos celebrar nossa própria jornada e compartilhar com outras pessoas a nossa singularidade. Que possamos seguir inspiradas, mas sempre genuínas, deixando a nossa marca pessoal e impactando a vida daqueles que cruzam nosso caminho. Espero que as dicas desse post tenham sido valiosas pra ti. Vemo-nos no próximo post.
Com carinho, tua Femy Ny 💋
- Tags:
- Criatividade