Desbloqueando o potencial do feedback

É inegável que receber um feedback positivo de uma cliente com a qual adoramos trabalhar é um sentimento incomparável. É como se, por um momento, todo o esforço e dedicação que colocamos em nosso trabalho fosse reconhecido e valorizado. Não há nada melhor do que receber aquele “obrigada” sincero e saber que conseguimos fazer a diferença na vida de alguém, e, vamos ser honestas aqui, quem não precisa de um boost de confiança de vez em quando, não é mesmo?

Mas querida Femy, ser lembrada do quão incrível tu és não é o único benefício de receber provas sociais — para além disso, disponibilizar feedbacks positivos nas tuas redes sociais ou em algum lugar do teu site pode ser a chave que falta para o sucesso do teu negócio.

E não, isto não é apenas uma teoria – há pesquisas para apoiá-la.

De acordo com um estudo realizado pela BrightLocal em 2020, 87% dos consumidores leem avaliações online antes de decidir comprar um produto ou serviço. A pesquisa mostrou também que os consumidores estão dispostos a gastar 31% a mais em empresas com avaliações positivas e 79% dos entrevistados afirmaram que confiam em avaliações online tanto quanto em recomendações pessoais.
Fonte: BrightLocal

Consegues enxergar o potencial que podes estar a deixar escapar por não possuir uma cultura de pedir por avaliações ao final da tua venda e o quanto isto pode ser valioso para o teu negócio, Femy?

Afinal, a confiança é tudo no mundo dos negócios. Se os clientes confiarem em ti, eles estarão dispostos a investir mais na tua empresa. E isso significa que, mesmo que teu produto ou serviço seja mais caro que o do teu concorrente, é provável que teu cliente ainda TE escolha.

Ok, Ny. Estou empolgada! Como faço para começar a usar as provas sociais no meu negócio?

A resposta é simples, Femy: peça feedback e avaliações de teus clientes satisfeitos.
Mas existe um segredo que te diferenciará das outras empresas e que poucos te contam: não basta pedir feedback genérico – precisas ser específica. Se desejas receber um feedback incrível e detalhado, precisas fazer a pergunta correta para recebê-lo.

Os teus clientes podem dizer: "Ela é ótima no que faz"

Porém, com a pergunta certa, poderiam dizer:
“NÃO PENSE, apenas compre! Trabalhar com [insira teu nome aqui] foi uma das minhas MELHORES compras! Desde o primeiro contato, fui tratada com profissionalismo, respeito e atenção aos detalhes. A energia positiva e a atmosfera amigável de toda a equipe tornam o processo muito mais agradável, eles foram capazes de entender completamente as minhas necessidades e trabalharam comigo para alcançar os resultados que eu queria. O resultado final excedeu minhas expectativas, recomendo MUITO esta empresa para qualquer um que esteja a procura de um serviço de alta qualidade.”

Para te ajudar a obter os melhores depoimentos possíveis, partilharei 4 perguntas cuidadosamente elaboradas que poderás copiar e utilizar ainda hoje. Com elas, serás capaz de capturar os elogios mais autênticos e relevantes, que poderão impulsionar às tuas vendas e atrair clientes que valorizam-te e que estão dispostos a pagar pelo teu trabalho. Vamos à isto?

Questão 1. Entre todas as ____ no mundo, porque escolheu trabalhar comigo/conosco?”

Essa informação é extremamente valiosa, pois permite aos clientes partilhar o que os motivou a escolher a tua empresa, ajudando-te a entender melhor o teu público-alvo e o que a diferencia dos teus concorrentes, além de gerar uma ótima prova social para partilhar aos futuros clientes.

Questão 2. Notou alguma melhoria específica no seu negócio/vida pessoal após nosso trabalho juntos?

Personaliza essa pergunta para te encaixares melhor com o teu nicho. Aqui o teu cliente poderá partilhar números ou mais detalhes de como o teu serviço ou produto contribuiu para o sucesso. Se trabalhas com saúde e bem estar, receberias uma resposta como “Sinto que a minha saúde física e mental melhoraram muito desde que comecei a trabalhar contigo. Estou mais forte, mais flexível e com muito mais energia, e também aprendi muitas técnicas para gerência o meu stress e ansiedade.” Já se trabalhas com marketing, aqui o teu cliente poderia partilhar algo como “Notei um aumento significativo no tráfego. Às minhas vendas aumentaram em 30% no último mês!”

Questão 3. O que diria à alguém que está a considerar contratar o meu serviço/adquirir o meu produto/trabalhar comigo?

Esta pergunta é a mais importante na tua estratégia de solicitação de feedback e geralmente é ela que trará as respostas mais incríveis! Está pergunta transformará os teus clientes atuais em promotores da tua marca, ao direcionar o diálogo para o leitor e permitir que o futuro cliente em potencial ouça diretamente de alguém que já trabalhou contigo sobre a experiência que tiveram. Isso é especialmente poderoso porque muitos consumidores confiam mais nas opiniões e recomendações de outras pessoas do que em publicidade ou marketing direto. Quando vemos que outras pessoas confiam e aprovam uma marca ou produto, somos mais propensos a confiar e aprovar também.

Questão 4. Tens algo mais a acrescentar?

Esta pergunta sutilmente encoraja o cliente a refletir e aprofundar ainda mais a tua avaliação, ao permitir que expressem pensamentos e sentimentos adicionais que talvez não tenham sido compartilhados anteriormente, e também fazer com que dediquem um tempo à mais nessa questão, pois a avaliação está ao final, o que os incentivará a utilizar a sua energia criativa restante para partilhar mais detalhes sobre a sua experiência pessoal.

Entender o que os clientes pensam sobre a tua empresa é fundamental para aprimorar os teus serviços e fortalecer a tua marca. No entanto, é importante lembrar que, apesar da importância desses feedbacks, é preciso tornar o processo de avaliação o mais sucinto e breve possível. Afinal, ninguém quer passar por um exame final depois de trabalhar contigo. Personaliza as perguntas de acordo com as necessidades do teu negócio, mantendo o processo simples e fácil para os teus clientes. Dessa forma, poderás coletar feedbacks úteis sem causar uma grande sobrecarga ao teu cliente.

Agora que já sabes quais perguntas fazer para receber feedbacks valiosos e específicos, é hora de colocar em prática!

Um desafio para as Femys prontas para a mudança

Aqui está a tua tarefa para HOJE:

Esta é uma lição que não pode ser adiada. Muitas vezes tendemos a adiar tarefas que não são urgentes e nos auto sabotamos por conta disso. Agir imediatamente nos ajuda a criar um senso de comprometimento, aumentando a probabilidade de obter resultados positivos e duradouros.

Para tornar isto ainda mais divertido, partilha no feed da comunidade a tua experiência e resultados que obtiveste ao realizar a tarefa para inspirar outras a fazerem o mesmo. Estamos aqui para celebrar o sucesso umas das outras e crescermos juntas como uma comunidade! Se te sentires confortável, partilhe também os feedbacks que podes receber ao utilizar essa estratégia, nada nos inspira mais do que ver os sucessos umas das outras!

Bônus: 7 frases de agradecimento pelo feedback

Femy, we got you covered. Se o teu cliente parou um tempo para enviar a mensagem, porque não fazer o mesmo? Lembra-te de personalizar as mensagens para torná-las mais pessoais, está bem? Vamos lá!

  1. Tu não sabes o quanto o teu feedback significa para mim. Obrigada por me dar a oportunidade de fazer o que amo. São pessoas como tu que nos dão ainda mais motivos para continuarmos a nossa jornada!
  2. Clientes como tu fazem tudo valer a pena, sabias? Obrigada por fazeres parte da nossa jornada! Estou sempre à disposição para ajudar-te no que precisares. Uma ótima semana!
  3. Tu deixaste-me sem palavras! Obrigada por me fazeres sentir que estou no caminho certo.
  4. Adoramos saber disso! Não imaginas a felicidade em te ter como cliente. Estarei sempre a disposição para o que for necessário!
  5. Obrigada pelas palavras gentis! Estamos sempre a trabalhar para oferecer o melhor serviço possível e é gratificante demais receber feedbacks tão positivos como o teu. Obrigada por confiar em nós e por nos ajudar a crescer.
  6. Obrigada por compartilhar O teu feedback e lembrar-me do motivo pelo qual amo o que faço. Espero que possamos continuar a trabalhar juntos!
  7. Estou sem palavras! Obrigada pelo teu feedback, acabaste de tornar o meu dia ainda melhor!

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para ti e que te inspirem a criar um relacionamento ainda mais próximo e positivo com os teus clientes. Se chegaste até aqui, obrigada por dedicar um tempo para acompanhar os nossos conteúdos. Não esqueças de deixar o teu comentário. Até a próxima, Femy!

2 Comments

Deixe um comentário