#FemyIndica: “Madam C. J. Walker: Uma Vida Empreendedora”, uma minissérie Netflix

Madam C.J. Walker, interpretada por Octavia Spencer, foi documentada no Guinness Book of World Records como sendo a primeira mulher afro-americana a tornar-se milionária por mérito próprio. 

Sarah foi a primeira da sua família a nascer depois da abolição da escravatura, tornou-se órfã aos 7 anos de idade, casando-se aos 14 para fugir da pobreza. Foi abandonada quando o seu cabelo começou a cair por causa de uma alergia, como muitas mulheres naquela época, e para viver, trabalhava a lavar roupas por $2. Essa série de dificuldades parecia condená-la à uma vida de sofrimento, porém contra todas as expectativas, Sarah tornou-se a primeira mulher a ser milionária nos Estados Unidos.

Com seu produto inovador, criou uma rede nacional de revendedoras, construiu a sua própria escola de beleza, empresa e laboratório, e ensinou outras mulheres a iniciar os seus próprios negócios, gerou empregos e tirou mais de 40 mil pessoas afro-americanas da pobreza, tornando-se, ela própria, um símbolo de inspiração. Tudo isso há mais de 100 anos atrás, enquanto vencia dois preconceitos ao mesmo tempo — o de género e o de cor, numa época em que mulheres nem sonhavam em abrir empresas.

Convido-te a conhecer essa história inspiradora, reserva algumas horas do teu fim-de-semana para assistir “Self Made”, a série de quatro episódios da Netflix que conta uma das maiores histórias de empreendedorismo feminino do mundo 🌟

Dois dólares e um sonho: Como às suas fórmulas e produtos mudaram a vida de mulheres em todo o país

O seu famoso produto originou da mistura de vários ingredientes de limpeza aos quais tinha acesso em seu trabalho como lavadeira. No entanto, a sua história não teve um começo tão fácil assim: antes disso, teve de passar por diversas provações.

Em 1908, no sul dos Estados Unidos, Sarah Breedlove trabalhava como lavadeira quando recebeu uma visita que mudaria a sua vida. Addie Munroe, uma vendedora, ofereceu a Sarah um produto que prometia fazer o seu cabelo crescer de uma forma mais rápida e sedosa. Assim como muitas pessoas no período, Sarah sofria de uma doença no couro cabeludo devido às condições anti-higiénicas da época, o que fazia com que o seu cabelo caísse em um ritmo alarmante. A razão pela qual esse tratamento foi tão eficaz não é porque ele tem um poder mágico, mas porque curou as feridas no seu couro cabeludo, permitindo que o seu cabelo realmente crescesse em um ambiente saudável.

O produto não apenas trouxe resultados notáveis para ela, mas também para outras pessoas ao seu redor. À medida que Sarah testemunhava a transformação em sua vida, sua auto-estima crescia, e ela viu a oportunidade de revender o produto com o seu próprio testemunho. No entanto, Addie a impediu de continuar as vendas, alegando que Sarah não tinha a “aparência certa” para representar a marca. Determinada, Sarah decidiu criar seu próprio produto, visando superar a principal crítica da sua concorrente: o cheiro desagradável que ficava no cabelo após a aplicação.

Apesar dos desafios enfrentados na época, Madam Walker conseguiu transformar seus sonhos em realidade, tornando-se um símbolo de inspiração para muitas mulheres.

Anúncio da época para Glossine, produto famoso fabricado e vendido pela Madam C.J. Walker.

Aprende com Madam C.J: Usa a segmentação a teu favor

Uma lição valiosa que pude observar nessa minissérie foi a forma brilhante que Sarah segmentou o seu produto, mais especificamente, para mulheres negras que sofriam de problemas capilares.

Sarah identificou um problema real enfrentado pelas mulheres na época e dedicou-se a oferecer uma solução eficaz. Ao focar nesse nicho de mercado, Sarah não apenas encontrou um mercado aparentemente restrito, mas também descobriu um potencial enorme para o crescimento da sua empresa. Sua conexão pessoal com a dor que às suas clientes enfrentavam tornou sua abordagem autêntica, pessoal e empática.

O resultado? Suas clientes não apenas se tornavam fiéis à sua marca, mas também tornavam-se verdadeiras embaixadoras, compartilhando a história de sucesso e os benefícios dos produtos de Sarah, e tornando-se também vendedoras da marca, impulsionando ainda mais o crescimento do seu negócio.

Enfim, a minissérie é inspiradora e traz lições valiosas para quem quer empreender ou já empreende. Além de dar uma aula de definição de nicho, desenvolvimento de produto, comunicação com o público (comunidade) e estratégias de vendas. Confere o trailer abaixo!

Vale ressaltar que, em alguns pontos, a série diverge da realidade. Na ficção, Addie rejeita contratar Sarah como sua vendedora. Mas na vida real, Addie foi Annie Malone, outra empresária negra que foi pioneira no ramo de produtos para cabelo. As duas tinham o mesmo tom de pele, e Sarah trabalhou como vendedora de Annie antes de lançar seu próprio negócio.

Para dar um efeito mais dramático à série, os roteiristas adicionaram o conflito entre as duas empresárias. Embora a série não seja totalmente fiel aos detalhes da vida de Sarah, ainda assim vale super a pena conferir essa trajetória inspiradora!

Esperamos que a tua semana tenha sido fantástica e que possas desfrutar do fim-de-semana para relaxares e te divertires. Aproveita esse tempo para extrair valiosas lições dessa história incrível. E como sempre, estaremos de volta no próximo post.

Beijinhos da Tua Femy Ny 💋

3 Comments

Deixe um comentário