Marketing de Influência
Se já compraste um produto só porque alguém que tu confias indicou, saibas que não estás sozinha nessa. Esse é o poder do marketing de influência! Cada vez mais empresas e marcas têm investido nessa estratégia, afinal, as pessoas querem seguir influenciadores digitais nas redes sociais — e adoram comprar. Acredita, os números são expressivos:
- Uma pesquisa do Opinion Box revelou que 67% das pessoas seguem influenciadores no Instagram e 55% já compraram algum produto que foi indicado nas redes sociais.
Uma grande vantagem do marketing de influência é que ele permite que a comunicação com o público seja mais sutil e eficaz. Diferente de outros tipos de publicidade, o marketing de influência não interrompe a experiência do usuário e não parece invasivo como um anúncio.
No post de hoje, criamos um conteúdo descomplicado para ajudar-te a entender tudo o que precisas saber sobre o marketing de influência e como aproveitá-lo na tua estratégia de marketing + um estudo de caso imperdível. Continua a ler!
Por que as pessoas confiam em influenciadores?
Sabes quando estás em dúvida sobre qual produto escolher na hora de comprar algo? Eu sempre pego em mim a pesquisar, pedindo opinião de amigas e, claro, procurar relatos na internet. Afinal, queremos ter à certeza de que estamos a fazer a escolha certa.
E acredita em mim, uma opinião de alguém que parece mais próximo da nossa realidade faz toda a diferença na hora de tomar a decisão. Há algo de especial sobre como os influenciadores digitais conseguem construir comunidades e fomentar conversas significativas – é por isso que eu sou tão fã dessa estratégia.
Eles são bons divulgadores porque são pessoas comuns, e possuem uma capacidade única de conectarem-se com os seus seguidores por meio de experiências autênticas e pessoais.
Eles compartilham detalhes da sua vida quotidiana, idas ao supermercado, momentos sem maquiagem e até problemas no trânsito, o que os aproxima da realidade da maioria das pessoas.
De acordo com uma pesquisa da QualiBest, influenciadores digitais são a segunda maior influência na tomada de decisão de compra, perdem apenas para indicação de amigos, que alcançaram 57% das respostas.
A sensação de intimidade que os seguidores sentem em relação aos seus influenciadores leva a uma maior confiança nas informações que eles fornecem sobre certas marcas e produtos. Como resultado, é mais provável que uma pessoa escolha o produto ou serviço recomendado por alguém em quem ela confia. Além disso, o próprio consumidor pode tornar-se um defensor da marca entre os seus contactos, embora em menor escala, devido à confiança que ele depositou nas informações recebidas do influenciador.
Por que investir em microinfluenciadores pode ser a melhor escolha para sua marca
Sabes aquela ideia de que os maiores influenciadores são sempre os melhores? Bom, nem sempre é verdade! Segundo pesquisas, contar com microinfluenciadores, ou seja, perfis com 30.000 ou menos seguidores, pode ser mais vantajoso na hora de criar parcerias de marketing.
Não te enganes a achar que só porque alguém tem milhares ou milhões de seguidores, essa pessoa será a mais efetiva para a tua campanha. A verdade é que quanto maior o número de seguidores, menor pode ser o engajamento dos fãs.
Por isso, é uma boa ideia investir em microinfluenciadores. Eles geralmente têm um público fiel e engajado, e as pessoas sentem-se mais próximas a eles, o que pode aumentar o impacto da tua campanha. Além disso, eles costumam cobrar menos, o que pode ser ótimo para quem tem um orçamento mais limitado.
Como escolher o influenciador certo para tua marca
A estratégia chave do marketing de influência é direcionar para um público específico e os influenciadores são capazes de proporcionar isso sem esforço à nos, empreendedoras, visto que eles já possuem uma audiência construída.
No entanto, encontrar influenciadores que sejam relevantes, pode não ser tão fácil assim. Analisar diversas contas com um público adequado exige um tempo considerável, eu sei! Então, separei algumas dicas para ajudar-te a encontrares influenciadoras ideais para tua marca:
- Opta por influenciadoras ou pessoas que já conhecem e compram produtos da tua marca. Billy Sixes, uma loja de roupas australiana, seguiu esse caminho para lançar uma campanha de microinfluenciadores. Depois de estudar os seus próprios seguidores no Instagram, a empresa identificou aqueles com os seguidores necessários e os convidou para uma campanha de divulgação por meio das suas contas pessoais. Alternativamente, considera enviares um cartão de agradecimento junto com a tua encomenda, com um cupão de desconto para tua cliente presentear amigas, ou compartilhar nos stories para pessoas próximas. Essa estratégia pode trazer novos clientes e aumentar a visibilidade através de pessoas que já confiam e gostam da tua marca!
- Usa hashtags para pesquisar: A procura através de hashtags é ótima pois trará como resultado as postagens mais recentes e poderás filtrar os perfis relacionados ao teu nicho que estão ativos. Analisa o engajamento dessas pessoas para ver se elas dariam um bom match com a tua marca. Caso vendas produtos saudáveis, pesquisa por exemplo por #comidavegetariana. Isso porque o público desses perfis geralmente tem interesse em levar uma vida saudável e costuma formar uma comunidade em torno desses temas. Uma vez encontrados os perfis que consideras interessantes, entra em contacto para propor uma parceria que seja benéfica para ambos. Tenho à certeza que a pessoa ficará super empolgada com a tua proposta, principalmente se for uma microinfluenciadora.
- Procura por influenciadoras locais: Se a tua marca tem uma loja física em uma área específica, é uma boa ideia procurar por influenciadoras locais ou usar hashtags locais, como #lisboaPT, para atrair seguidoras da região.
Aproveita as datas comemorativas
Uma estratégia muito eficaz para alavancar às tuas vendas é aproveitar as datas comemorativas. Dependendo do teu nicho de mercado, podes concentrar-te em datas tradicionais, como Dia das Mães, ou escolher datas específicas para o teu nicho. Essas são épocas em que o comércio fica mais aquecido, o que significa mais oportunidades de vendas.
Podes enviar produtos para influenciadoras divulgarem nas suas redes sociais, realizar campanhas específicas e até mesmo cocriar conteúdo com as influenciadoras. Aproveita esses momentos para te destacares no mercado e atraíres mais clientes para o teu negócio.
Bónus: Estudo de caso, Glossier
O marketing de influência tem sido uma estratégia cada vez mais popular entre as marcas nos últimos anos, e com razão – muitas delas obtiveram grande sucesso a usar essa tática. Hoje vamos dar uma olhada em um estudo de caso que mostra como o marketing de influência pode ser eficaz.
Glossier. Quem melhor para começar uma marca de maquiagem do que uma influenciadora? Antes de fundar a Glossier em 2015, Emily Weiss era uma influenciadora de beleza. Quando ela lançou Into the Gloss, postava três vezes por semana e produzia todo o conteúdo sozinha. Em apenas alguns meses, ela contratou uma equipe de quatro pessoas e aumentou a sua frequência para quatro vezes por dia. Agora, poucos anos depois, 500 embaixadores da marca impulsionam o crescimento da Glossier, avaliada em US$ 1,2 bilhão.
“Na Glossier, algo em que sempre nos mantivemos fiéis desde o pré-lançamento, desde o primeiro dia, é que cada pessoa é um influenciador”, disse Weiss, numa entrevista.
A Glossier investiu na contratação de um exército de 500 embaixadores da marca. Emily Weiss atribui ao seu exército de “fangirls” 90% do crescimento meteórico da Glossier.
As criadoras de conteúdo geralmente são convidadas a tornarem-se embaixadoras da marca de beleza, e a Glossier dá a cada um deles um código promocional exclusivo, que permite que eles ganhem uma porcentagem de cada venda feita com o seu código. Essa tática fez maravilhas para a marca: um aumento de 600% nas vendas num único ano.
Além disso, às suas imagens refletem a mensagem central. Entra na conta do Instagram deles e não verás modelos de alta moda ou fotografias refinadas. Em vez disso, quase todo o feed é baseado em conteúdo gerado por fãs, influencers, microinfluencers e promotores da marca!
A filosofia fundamental da marca permanece intacta: toda mulher é uma influenciadora. O compromisso da Glossier com os embaixadores da marca, o conteúdo gerado pelo usuário e o desenvolvimento da comunidade criam o ambiente para o que é agora uma das marcas de maquiagem de maior crescimento no mundo.
Foi ótimo conversar com vocês sobre esse assunto tão interessante! Espero que tenham gostado e que tenham conseguido tirar insights valiosos para aplicar nos vossos negócios.
Lembra-te de que, como marcas, precisamos encontrar maneiras de construir relações de confiança e fidelidade com os nossos consumidores. Aqui no nosso blog, estamos sempre à procura de compartilhar insights e dicas úteis para ajudar-te a alcançares os teus objetivos e expandir o teu negócio!
Se tiveres alguma dúvida ou quiseres compartilhar às tuas próprias ideias e experiências, sente-te à vontade para deixar um comentário abaixo.
Aproveitem bem o restante domingo e até o próximo post!
Beijinhos da Tua Femy Ny 💋