O que as marcas mais amadas têm em comum?
A resposta é simples, Femy: Por trás de cada marca de sucesso, há uma conexão forte e verdadeira com os seus clientes.
As relações humanas nos últimos anos sofreram um grande impacto e as marcas precisaram se reinventar, isso porque pessoas estão cansadas de serem bombardeadas com anúncios, publicidades em excesso e gatilhos. O foco agora é gerar boas conexões, é pensar no outro, pensar nos seus valores e em como a sua marca irá conectar todos esses pontos, sem tanta exaustão. Estamos a entrar na era da HUMANIZAÇÃO.
Marcas humanizadas são mais admiradas e consumidas porque tiram aquela hierarquização de Empresa > Cliente.
- Vivemos em um mundo cada vez mais conectado por meio da tecnologia e por vezes podemos nos esquecer que são as pessoas que movem o mundo. Marcas que compreenderam a importância de se aproximar das pessoas, mesmo à distância, conquistaram a confiança e o coração do público.
O novo marketing é não fazer marketing?
Como podemos criar estratégias de marketing em um contexto onde o público procura cada vez mais por conexões reais, e rejeitam aquilo que “parece marketing”?
Bom, nós sabemos que, por mais que as pessoas não gostem de “coisas que pareçam marketing”, elas amam comprar. Contudo, a nova geração de consumidores não compra apenas um produto: elas querem se informar, querem conversar, se inspirar, ver coisas novas, conhecer ideias, ouvir histórias.
No cenário atual, as pessoas procuram por uma conexão real e desejam algo mais significativo do que um mero produto ou uma relação apenas transacional.
A solução para alcançar e encantar o público na era da humanização é adotar uma abordagem de marketing centrada no ser humano.
“Criar marcas que se comportem como pessoas — acessíveis e amáveis, mas também vulneráveis. As marcas devem ser menos intimistas. Devem se tornar autênticas e honestas, admitir suas falhas e parar de tentar parecerem perfeitas”. Kotler (2017, p.133)
No texto de hoje, vamos abordar os 5 atributos para criar uma marca mais humanizada. Prepara-te para descobrir como transformar a tua marca em uma comunidade fiel e engajada!
#1 Impacto Visual
A estética é uma ferramenta valiosa para destacar a tua marca entre a multidão. Por isso, a identidade visual da tua marca, incluindo logotipo, slogan, embalagem, website e até mesmo a forma em que teu cliente recebe seu produto ou serviço, deve ser estrategicamente pensada para captar a atenção do teu público-alvo. Lembra-te de que a simplicidade muitas vezes é o segredo do sucesso e a singularidade é a chave para diferenciar a tua marca das demais.
Dedicar tempo para criar uma estética de marca atraente pode ser um investimento valioso, pois pode influenciar diretamente a percepção do público sobre a qualidade e credibilidade do teu produto ou serviço. Sê cuidadosa ao escolher as cores, fontes e imagens que representam a tua marca e certifica-te de que elas estejam alinhadas com os valores e propósito da tua empresa.
#2 Cria um Storytelling
Conta a história da tua empresa, fala abertamente sobre os desafios que ela teve para chegar aonde está. Para que teu público crie uma conexão profunda com a marca, é muito importante que o consumidor entenda mais sobre tua trajetória e se identificar com teus desafios, causas e propósitos.
Marcas com personalidade marcante sabem exatamente o que representam — a tua razão de ser e não tem medo de mostrar falhas e assumir responsabilidades. Definir uma personalidade clara e objetiva é mais uma forma de estabelecer vínculos e seres lembrada, estabelecer um tom de voz também ajuda a criar uma consistência na identidade.
Ver um logotipo o tempo todo não é uma experiência positiva para o usuário e, de fato, pode causar um pouco de desconfiança. Identificar cada trabalhador pelo seu nome e sobrenome e mostrar, pelo menos, uma pequena fotografia, é a chave para demonstrar que atrás de uma empresa e dos seus serviços, há pessoas comuns que sentem da mesma forma que o consumidor.
#3 Encanta o teu cliente
Marcas que evocam emoções criam conexões mais fortes e geram mais empatia e reciprocidade. A atenção e a memorização são elementos fundamentais na reação emocional de um consumidor à determinada marca.
No mundo do marketing, provavelmente não há maior exemplo de eficácia do que a estratégia realizada pela Gilette. No início dos anos 90, a Gillette começou a enviar kits de barbear gratuitos para homens em comemoração do seu 18.º aniversário.
A ideia era simples – conquistar jovens na idade em que eles decidem a sua marca de barbear, pelo resto da vida. Como resultado, boa parte dos homens adoraram o presente e se tornaram clientes fiéis da marca, gastando em média US$40 por ano em lâminas de reposição pelos próximos 10 anos e gerou um lucro de $60M a empresa.
“Eles me fizeram comprar lâminas por 15 anos por conta daquela promoção. Eu realmente espero que a pessoa que teve essa ideia conseguiu um aumento e foi promovido.”
Como te sentirias se, ao visitar o teu restaurante favorito, a atendente lembrasse do teu nome e dos teus pratos favoritos? Ou se recebesses um cartão de agradecimento escrito a mão junto da tua encomenda ao realizares uma compra em uma loja online? Pensa em maneiras de surpreender seu cliente e mostrar que ela é especial. Essas são ações simples que utilizam da atenção e memorização para criar um primeiro laço de conexão, com total foco na boa experiência e no encantamento do cliente.
#4 Aposta na personalização: o fator “wow”
De acordo com pesquisa conduzida pela Segment, o cliente atual anseia por vivenciar experiências personalizadas e está disposto a pagar mais por elas. Segundo os dados do relatório, 40% dos consumidores afirmaram que comprariam algo mais caro caso recebessem um serviço personalizado.
Uma proposta de alto valor não é composta somente por um posicionamento de alto nível, a verdade é que precisas servir bem. O teu posicionamento vai atrair o cliente em potencial, mas o que vai fazer com que ele permaneça a longo prazo é a tua entrega.
Pensa em maneiras de tornar o teu atendimento e serviço mais exclusivo e premium. Oferece uma experiência, e não apenas um produto. Os clientes esperam mais de marcas que vendem produtos com ticket mais alto. Quanto maior o seu ticket, maior a expectativa das pessoas sobre toda a entrega, por isso, é necessário ficar atenta aos detalhes. Alguns exemplos do que esperam de ti:
- Fotos mais profissionais: Afinal, se são elas que farão o teu produto vender, elas precisam comunicar o valor que entregas.
- Caso vendas produtos, proporciona uma experiência premium de unboxing. Caso ofereças serviços, pensa em personalizar um e-mail de boas vindas + primeiros passos, como:
Olá (Cliente). Esse é o dia 01 da tua jornada e é um enorme prazer ter-te entre o meu hall de clientes. Neste e-mail, vou te direcionar aos nossos primeiros passos a partir de agora…
- Experiência de compra personalizada: Toda marca precisa ter uma experiência personalizada de compra, e quanto mais caro o teu produto, mais exigente o teu cliente fica. Considera investir em um processo de compra mais elevado, como um site ou um e-commerce para apresentar teu trabalho e produtos.
- Garantia: Se o teu produto é mais caro, isso pode gerar certa insegurança na hora de comprar. Se o produto realmente for bom, não tem medo de oferecer uma garantia de qualidade que deixa o teu cliente mais seguro.
O cliente precisa comprar o teu produto sem ter o pensamento de “Será que vale todo esse dinheiro?”, mas sim: “Uau, valeu cada cêntimo!”.
#5 Incentiva a produção de conteúdo gerado pelo usuário
“Para mim e para a saúde da minha família.”
Essa foi uma maneira simples de construir uma comunidade, espalhar a consciência pública e gerar conteúdo pessoal que ressoa com outras pessoas. Claro que viralizou, né?
Dica extra: Cultiva os relacionamentos já existentes
Lembra-te de que, em um mundo cada vez mais competitivo, as marcas precisam encontrar maneiras criativas de se destacar e construir relações de confiança e fidelidade com os seus consumidores.
Aqui no nosso blog, estamos sempre a procura de compartilhar insights e dicas úteis para ajudar-te a alcançares os teus objetivos e expandir o teu negócio como uma mulher empreendedora. Se tiveres alguma dúvida ou quiseres compartilhar às tuas próprias ideias e experiências, sinte-te à vontade para deixar um comentário abaixo.
Agradecemos pela leitura e esperamos que voltes em breve para conferir mais conteúdos interessantes e inspiradores. Até a próxima!