Mais vale o feito do que o perfeito não feito
Constantemente recebo mensagens de pessoas que desejam empreender mas sentem-se inseguras para dar o primeiro passo:
“Minhas fotos não são boas o suficiente, preciso de equipamentos novos”,
“Não posso começar porque ainda não tenho dinheiro suficiente para comprar a embalagem perfeita, ter a entrega perfeita”.
“Não tenho um site ainda para poder vender”
Eu sei e entendo que sempre queremos fazer o melhor, começar da maneira mais profissional, mais completa, mais perfeita. Mas Femy, aqui está uma dura verdade: enquanto esperas para ter tudo perfeito para começar a empreender, outras pessoas colocam às tuas ideias em prática mesmo sem ter tudo totalmente definido.
Enquanto te sentes insegura e não partes para ação, alguém que nem tem um produto tão bom quanto o teu, já está a arriscar-se e a ter resultados.
Mesmo que tenhas limitações no instante inicial, mesmo que não tenhas todos os recursos inicialmente para fazer aquilo da forma como tu gostarias, da forma como o teu perfeccionismo gostaria, vai lá e faz acontecer. O mundo precisa conhecer-te, precisam conhecer o teu talento, e isso só vai acontecer se tu começares.
Faz o teu melhor, na condição que tens, enquanto não tens condições melhores para fazer melhor ainda.
Às vezes, a procura pela perfeição pode ser paralisante e impedir que dês o primeiro passo. Mas a verdade é que começar é a parte mais importante, mesmo que as coisas não estejam 100% alinhadas. Como diz o ditado: “Se começas-te perfeito, é porque começas-te tarde demais”. Em vez de esperares que tudo esteja perfeito, planta a semente e vai regando-a aos poucos.
Se tu, digamos, pretendes iniciar uma loja virtual, faz o lançamento mesmo sem todos os recursos que gostarias e à medida que começar a gerar vendas, podes pegar uma parcela e investir em uma plataforma de e-commerce melhor, investir em um fotógrafo profissional pra tirar as fotos do teu produto, enfim, tu podes evoluir continuamente.
O mesmo serve para tu que desejas oferecer serviços, podes comprar um computador novo, uma câmera nova, pagar por fotos profissionais, por um site, tudo isso com os resultados do teu trabalho. Mas para isso, precisas de dar o primeiro passo.
O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos. O segundo melhor momento é agora.
Se estás a começar mais tarde do que gostarias, está tudo bem também. É importante lembrar que cada pessoa tem o seu próprio ritmo e tempo para realizar as coisas, e tudo bem se começares algo mais tarde. O importante é não desistir e seguir em frente.
Lembra-te: não há nada de errado em procurar a perfeição, mas não deixa que isso te impeça de começar. Planta a semente, faz o que podes com o que tens e celebra cada pequena vitória ao longo do caminho. O resto, conquistas e melhoras durante a jornada.
Estás à esperar o quê para colocar em prática aquele sonho de longa data, Femy? Se estás à espera de tudo estar perfeito, já sabes, né? Copia essa frase, cola ao lado da cama, no espelho, repete como um mantra, anota no post-it, tu escolhes, mas lembra-te sempre: antes feito do que perfeito não feito. Vai lá e faz!
Muitas vezes achamos que temos que ter o total controlo sobre à nossa vida e sobre os resultados que queremos alcançar. Tentamos planear tudo nos mínimos detalhes, mas esquecemos que o universo pode nos surpreender de formas incríveis. Já reparas-te que as melhores coisas que nos acontecem, dificilmente poderiam ter sido planeadas por nós?
Para de te preocupar tanto em planear cada passo e abre espaço para te surpreenderes. Lembra-te sempre que a vida é uma jornada cheia de imprevistos e surpresas. Simplesmente confia no processo e permite-te ser surpreendida. As melhores coisas podem acontecer quando tu menos esperas! Acreditas nisso, Femy? 🌌
Chegamos ao final deste post, mas o nosso desejo é que o teu caminho em direção aos seus sonhos esteja apenas a começar. Conta-me como é que estás no momento: paralisada ou pronta para dar o primeiro passo?
Até a próxima, Femys!