#FemyIndica: Becoming - A Minha História
Quando eu estava a pensar no que indicar para vocês, Femys, nesta sexta-feira, lembrei-me dessa sugestão incrível: “Becoming: A Minha História” documentário e livro da Michelle Obama com o mesmo título. E então pensei: como ainda não compartilhei essa história no nosso Femy Indica?
A Michelle Obama une e inspira milhares de mulheres pelo mundo ao contar sua experiência de vida e nos incentiva a fazer o mesmo. Sua narrativa é verdadeiramente cativante, e através dela, somos levadas a refletir sobre nossas próprias trajetórias e nos sentimos motivadas a encontrar a nossa própria voz.
Antes de assistir, eu já suspeitava que seria inspirador, mas o documentário, que está disponível na Netflix, superou todas as minhas expectativas. A forma como Michelle Obama compartilha suas experiências e aprendizados é genuína e poderosa. Por isso, vou te contar o motivo pelo qual precisas assistir. Vamos lá!
O ícone: Michelle LaVaughn Robinson Obama
É importante mencionar que o documentário acompanha a turnê do livro da ex-primeira-dama por 34 cidades americanas, permitindo-nos ouvir histórias de pessoas que estiveram presentes em sua vida e outros personagens que cruzaram seu caminho ao longo da turnê. Além disso, o documentário nos proporciona uma visão da vida de Michelle Obama, desde sua infância até os seus anos na Casa Branca, e dos desafios que enfrentou.
Ao assistir ao documentário, podemos entender melhor as causas que Michelle Obama defende, como a importância da educação e o empoderamento feminino.
E, é claro, é incrível ouvir sobre os bastidores da Casa Branca e a vida da família Obama. Esses relatos nos envolvem ainda mais na história, fazem-nos imaginar como foi viver nesse lugar histórico por oito anos e conhecer de perto essa experiência única.
Advogada, escritora e esposa do 44º presidente, Barack Obama.
Michelle Obama é uma figura notável, e é fácil entender por que tantas pessoas a admiram. Ela é inteligente, engraçada e uma mulher forte. Características que podemos perceber tanto no documentário quanto no livro sobre sua vida.
Inicialmente, ela tinha dúvidas em relação à presidência de seu marido, mas logo assumiu o papel de primeira-dama com total dedicação, redefinindo a imagem dessa função. Ao invés de ser apenas uma figura decorativa, Michelle se comprometeu a se envolver em causas e ações que realmente fizessem a diferença na vida das pessoas.
Uma das maneiras mais marcantes que evidenciam essa mudança é a forma como ela é apresentada em biografias. Diferente da maioria das primeiras-damas, cujas entradas são frequentemente descritas em relação a seus maridos, Michelle Obama é apresentada como uma mulher por si só: “Michelle LaVaughn Robinson Obama é advogada, escritora e esposa do 44º presidente, Barack Obama.”
Essa pequena mudança na forma como é apresentada nas biografias reflete a personalidade empoderada e independente de Michelle, que desafiou diversos estereótipos em sua vida, inclusive esse de escolher ser apresentada não apenas como esposa do presidente, mas como uma mulher com realizações próprias.
Reflexões poderosas de “Becoming: A Minha História”
Uma das frases que mais me impactaram no documentário foi essa, dita pela própria Michelle Obama: “Nossa mesa de jantar foi a primeira mesa onde senti pertencer a algo. E aí, saí para o mundo esperando a mesma coisa.”
Essa citação fez-me refletir sobre o propósito da comunidade que estamos a construir juntas na Femperyal. A vida pode ser desafiadora para qualquer pessoa, e como empreendedora, mãe e mulher, sinto as dificuldades e sei que muitas de vocês também passam por situações semelhantes. Para mim, a Femperyal representa essa mesa de jantar onde todas podemos pertencer e motivarmo-nos mutuamente a enfrentar o mundo com a mesma sensação de pertencimento. Ao assistir ao documentário, podemos compreender a importância de estarmos presentes para outras mulheres.
Sem mais spoilers, vamos assistir o trailer juntas?
Tanto o documentário quanto o livro estão disponíveis nas principais plataformas. O documentário pode ser encontrado no catálogo da Netflix, enquanto o livro está disponível na Amazon.
Quando terminei de assistir o filme, admito que senti-me emocionada e encorajada. Espero que todas vocês, Femys, possam sentir da mesma forma e que tenham ainda mais insights do que eu tive ao assistir.
Não deixem de compartilhar aqui nos comentários o que acharam do documentário, se assistirem. E como sempre vemo-nos no próximo post!
Com carinho, tua Femy Ny 💗
- Tags:
- Filmes