#FemyIndica: Tribos, de Seth Godin
O livro de Seth Godin, Tribos, existe há mais de uma década, mas ainda é um dos títulos mais importantes e influentes da indústria. Se ainda não leste, agora é um ótimo momento para pegar este livro de um dos maiores especialistas do mundo em marketing, branding e construção de comunidades. Nele, aprenderás como criar uma audiência em torno de qualquer coisa, desde a sua série favorita, até à sua insatisfação com algo considerado normal para a maioria.
Uma pequena introdução sobre o livro
Um dos meus autores favoritos, Seth Godin, apresentou-me ao conceito de tribos modernas.
Em seu livro ele explora o poder que as tribos têm sobre o nosso comportamento e lembra-nos que, como seres humanos, temos uma necessidade natural de pertencer. Nossa identidade é formada por meio das pessoas com quem nos conectamos. É por isso que, se tu procuras criar um público engajado para a tua marca ou empresa, ter uma tribo – um grupo de pessoas que se identifica contigo e compartilha das mesmas crenças – será fundamental. Essa conexão ajudará a estabelecer clientes fiéis, fortalecendo as relações dentro do teu público.
Seth Godin gosta de dar o exemplo do empreendedor da marca de sapatos Toms, que teve uma ideia muito simples: a cada vez que alguém compra um par de sapatos, a empresa dele doa um exatamente igual a outra pessoa que não pode pagar pelo produto. E essa história conecta pessoas e atrai milhares de outros clientes nessa corrente do bem. Além de conectar pessoas e criar uma tribo de fãs, essa causa gera impacto social, que é um desejo genuíno de muitos empreendedores.
Uma coisa que me surpreendeu muito no livro foi como, apesar de o tema ser sobre marketing e negócios, tudo o que encontramos nas páginas é sobre pessoas e relacionamentos. Ver essa conexão foi um verdadeiro lembrete e uma confirmação do que o empreendedorismo realmente significa para mim.
Posiciona-te sobre o que acreditas
Com consumidores que exigem identificarem-se com os valores carregados pelas marcas e fazer parte do universo delas ativamente, cada vez mais tem sido necessário nos posicionarmos sobre o que acreditamos. Um dos fatores cruciais para exercer uma influência positiva é saber selecionar bem os temas que abordamos. Para isso, é necessário ter em mente um público-alvo.
É verdade que podemos falar para multidões sobre tudo e todos, mas quando não escolhemos um público específico, acabamos por nos limitar em relação ao que podemos produzir, opinar e abordar. Afinal, é difícil falar sobre algo que não vivenciamos. Nesse caminho, somos capazes de criar comunidades vibrantes, impulsionar mudanças e deixar uma marca duradoura no mundo ao nosso redor.
A tua trajetória é única. Ninguém nunca será capaz de copiar isso. O conteúdo que carrega experiências, visões, vivências, vulnerabilidade, histórias únicas, coragem de ser imperfeita e não agradar, esse sim toca as pessoas e só pode ser escrito por ti.
O livro Tribos mostra-nos que voz e coragem devem tornar-se a nossa causa, e que precisamos dessas duas coisas para avançar na vida e na profissão, mais do que qualquer outra coisa. Te expressa, conta às tuas ideias, cria conteúdo, trabalha a tua marca pessoal. Ten mais coragem, mesmo que isso signifique ir com medo. Existem pessoas aguardando para ouvirem a tua história.
Em resumo: Compartilha aquilo que acreditas, e então, o teu eu autêntico atuará como farol de luz para que a tua verdadeira tribo te encontre.
O livro “Tribos” é uma leitura obrigatória para quem deseja entender a importância da construção de comunidades e o impacto que ela pode ter. Espero que esse post tenha despertado o teu interesse em explorar a leitura deste livro e que o conteúdo contido nele seja útil n tua jornada.
Vemo-nos no próximo post 💗
Com carinho, Tua Femy Ny.
- Tags:
- Livros