#FemyIndica: Emily in Paris
Bonjour, Femys! Continuando a nossa série de posts inspirados em personagens icónicas, hoje vamos explorar Emily in Paris. A história gira em torno de Emily Cooper, uma americana e executiva de marketing que tem a oportunidade incrível de trabalhar em Paris durante um ano.
Com toda a sua experiência em redes digitais e entendimento do comportamento do consumidor, Emily chega cheia de expectativas para trazer um toque americano à estratégia da empresa francesa, no entanto, ela logo descobre que não será tão simples assim. Suas ideias “americanas” não são tão bem recebidas pelos colegas de trabalho, que têm uma visão sobre o mercado bem diferente da dela. Oops!
Mas não há do que te preocupares, Femy, o que Emily não sabe sobre França, ela compensa com o entusiasmo pelo trabalho. Ao chegar na cidade, ela muda o seu Instagram de @emilycooper para @emilyinparis (uma conta real do programa, que tem 2,3 milhões de seguidores — ótimo marketing, por sinal!), e a história desenrola-se a partir daí.
Enquanto a Cruella ensina-nos a abraçar a nossa individualidade e sermos ousadas nos negócios, Emily Cooper traz-nos as suas próprias lições – com uma abordagem mais moderna e atual, digamos assim!
Sinopse da série conferida, vamos agora ao que ela pode nos ensinar sobre o mundo do empreendedorismo!
Insight #1: Posiciona-te como uma especialista
Emily é uma executiva de marketing especializada em redes sociais. E como sabemos disso? Primeiramente, Emily pratica aquilo que defende nas suas próprias redes sociais e, mais importante ainda, comunica isso a outras pessoas. Então, quais são as estratégias para te posicionares como uma autoridade?
- Cria um perfil de especialista no Instagram e certifica-te de possuir de 9 a 12 posts com conteúdos avançados no feed sobre o teu nicho.
- Compartilha diariamente as tuas competências nos stories, seja apresentando casos de sucesso, depoimentos de clientes anteriores ou projetos que estão em andamento.
- Considera iniciar um blog ou canal no YouTube para aproveitar a tua experiência e moldar a percepção que os teus clientes têm de ti.
- Convida especialistas de áreas relacionadas ao teu nicho para participarem de lives ou podcasts.
- Mantém uma conexão diária com os teus potenciais clientes.
Estas são algumas das maneiras pelas quais podes construir a tua liderança e te tornares conhecida pela tua experiência.
Insight #2: Sabe agregar valor
É facto que, de início, a Emily não conseguiu conquistar a confiança dos seus colegas na Savoir, a empresa em que trabalha. Por isso, ela acabou por assumir as tarefas mais desafiadoras na criação de conteúdo. Acredita, se ela conseguiu envolver o público com produtos voltados para mulheres na menopausa, tu também podes agregar valor às tuas próprias criações.
Por exemplo, se tivesses que gravar um vídeo para uma marca de calçados, em vez de apenas dizeres que é um “sapato super confortável”, poderias dar detalhes pessoais sobre o produto, comentando sobre características específicas, como: o material é confortável para usar o dia todo, sem magoar. Poderias ressaltar também a versatilidade do sapato, mostrando como ele pode se encaixar em diferentes estilos e ocasiões, desde os mais casuais até os mais sofisticados. Se estiver no verão, menciona que ele é perfeito para um look fresquinho. É sobre a história que contas, entendes? Histórias cativam. Quando tu contas uma história, as pessoas param e ouvem.
Insight #4: A opinião do teu público é importante
Em uma cena da série, Emily analisa a publicidade de um cliente e percebe que a mensagem não representa as mulheres. Após uma discussão intensa, surgiu a ideia de deixar os próprios clientes e futuros compradores opinarem.
Que tal fazeres o mesmo na próxima vez que tiveres dúvida sobre alguma decisão na tua empresa? Aqui vai algumas dicas:
- Realiza enquetes nos stories para que os teus seguidores escolham o assunto da semana. Dá opções para escolherem, nem todos terão o tempo para deixarem a sua opinião pessoal.
- Faz uma enquete e deixa-os decidir entre duas opções de capa para uma postagem.
- Se comentarem ou te derem sugestões, marca os seguidores que contribuíram com ideias relevantes, mostrando que valorizas e reconheces a participação deles.
São atitudes simples como essas que farão o teu público sentir-se participativo no processo da tua empresa!
Insight #5: Sê autêntica em tudo o que fizeres
Sempre enfatizo a importância de ser autêntica. É natural termos o desejo de seguir o caminho que outros já trilharam, na esperança de alcançar o mesmo sucesso. No entanto, é a tua autenticidade que te fará crescer e te destacares. Ser apenas mais uma entre tantas pessoas não despertará o interesse do público, pois eles já sabem que existem inúmeras opções disponíveis. No entanto, quando compartilhas as tuas próprias experiências, adicionas o teu toque pessoal e expressas os teus valores, as pessoas começam a reconhecer isso. Emily se destaca exatamente por ser ela mesma, utilizando todos as suas aprendizagens e mostrando ao mundo o que tem a oferecer. Portanto, esquece o que os outros estão a fazer e concentra-te naquilo que realmente desejas realizar.
Insight #6: Sabe vender-te
Quando se trata de vendas, é importante reconhecer que as pessoas não têm tempo para discursos longos. Portanto, ao falares com teu cliente, evita te concentrares em ti mesma e foca em como podes resolver os problemas e dificuldades do outro.
Emily era habilidosa em fazer apresentações convincentes ao buscar parcerias para seus clientes. Ela ressaltava os benefícios que as pessoas teriam ao fazer negócios com eles. Um exemplo notável ocorreu quando ela convenceu o proprietário de uma rede de hotéis a se reunir com um de seus clientes dono de uma perfumaria para criar uma fragrância exclusiva para o estabelecimento.
+ Insight Bónus: Não foques apenas em número de seguidores
Ter um grande número de pessoas a seguirem-te não significa nada se elas não estiverem engajadas com o teu conteúdo. Já percebeste como é estranho entrar no perfil de alguém, ver um grande número de seguidores, mas poucas interações nas suas postagens? É exatamente isso a que me refiro. A quantidade de seguidores nas tuas redes sociais não é o único fator para o sucesso do teu negócio.
Durante um episódio da série, Emily inicia sua jornada como influenciadora digital, conquistando pouco mais de 20 mil seguidores. Essa conquista rende-lhe um convite para um evento com outros criadores de conteúdo que possuem um número significativamente maior de seguidores do que ela. No entanto, no final, ela é quem se destaca e gera maiores engajamentos.
- Anota aí: no final, o que importa é o impacto que causas, o quanto as pessoas estão a compartilhar os teus conteúdos e a referência que te estás a tornar.
Emily em Paris é uma ótima produção para passar o tempo com algo leve e divertido. Como ritual, assiste abaixo o trailer para teres uma prévia do que esperar!
Se houvesse algo a mais que eu poderia acrescentar, seria: aproveita as oportunidades. Todo o enredo da série desenrola-se após Emily aceitar uma oportunidade de trabalho em outro país! E essas mudanças não precisam ser tão radicais assim, para nós, poderia ser arriscar em uma nova carreira, migrar de profissão e iniciar aquele negócio que estamos a adiar à meses, quem sabe?
O post fica por aqui, mas espero que tenham gostado da indicação e dos insights de hoje!
Au revoir, Femme! Bisous bisous 💋
- Tags:
- Séries