O home office na cama virou uma realidade. Ao invés de acordarmos, nos prepararmos e dirigirmo-nos ao escritório, a nova rotina envolve o ato de levantar, jogar uma água no rosto e abrir o laptop enquanto encolhemo-nos debaixo dos cobertores, transformando a nossa cama em uma extensão do escritório.

Ao montares um escritório na cama, com laptop, telefone, aplicativos e todas as telas brilhantes exigidas pelo trabalho diário, estamos, de facto, a treinar o nosso cérebro a associar a cama com o estado de alerta e produtividade. Estamos a dizer a ele que esse é o lugar onde as ideias surgem e onde estamos em modo de trabalho. Essa prática pode levar a problemas como insónia ou distúrbios do ritmo circadiano ao longo do tempo.

O nosso cérebro passa a entender que aquele é um ambiente de trabalho. Isso afeta os nossos relógios internos, que nos indicam quando é hora de dormir, desregulando-os a longo prazo.

 

Como estabelecer limites entre as atividades profissionais e a hora de descanso

Em uma era de notificações por telefone e mensagens instantâneas, posso dizer por experiência própria que pode ser extremamente difícil desligar do trabalho quando estou no quarto.

Para resolver esse problema, separei algumas sugestões simples que podem ajudar-te a mudar a cara do ambiente, deixando-o mais apropriado para o descanso. Espero que essas dicas possam ser úteis para ti, Femy:

  • Remove todos os itens relacionados ao trabalho do teu quarto, como documentos e até o computador. Esses objetos só vão lembrar-te de tarefas e compromissos, prejudicando a sensação de tranquilidade no ambiente. Mantém o quarto livre de qualquer elemento que remeta ao trabalho.
  • Evita a presença de dispositivos eletrônicos, como telefones e tablets, que emitem luzes estimulantes. Se for necessário ter esses aparelhos no quarto, configure-os para o modo noturno, com a luz menos intensa, e mantenha-os afastados da cama durante o sono.
  • Organiza a mesa de cabeceira, removendo itens desnecessários. Óculos, copos vazios, fones de ouvido, joias… Mantém apenas o essencial para garantires um ambiente propício ao desligamento e uma boa noite de sono. Uma mesa arrumada traz uma sensação de ordem e contribui para a sensação de tranquilidade.

No máximo, mantém um bloco de notas à mão para anotares as ideias que possam surgir eventualmente. Ter um local específico para registrar pensamentos e insights pode ajudar-te a liberares a mente de preocupações e tarefas pendentes. Assim, te sentirás mais tranquila ao saber que às tuas ideias estão registradas de forma segura, permitindo que relaxes completamente.

 

Organiza o teu espaço

Se trabalhas em home office, é fundamental estabelecer um espaço tranquilo e reservado exclusivamente para o horário de trabalho. Ter um local dedicado ao trabalho é essencial para manter a produtividade e a concentração. Podes criar um cantinho na varanda, um escritório improvisado em um cómodo separado ou até mesmo um espaço delimitado em algum ambiente da casa. O importante é que esse espaço seja claramente separado das áreas de descanso, garantindo que o teu home office seja mais “office” do que “home”.

Ao criares um ambiente de trabalho separado, estabeleces uma clara demarcação entre as tuas atividades profissionais e pessoais. Isso ajuda a criar uma mentalidade de trabalho e a evitar distrações que possam surgir em espaços compartilhados.

Femy, o simples ato de olhar para uma tela brilhante, como a dos dispositivos eletrônicos, antes de dormir prejudica o sono. Estudos mostram que a luz azul emitida por essas telas inibe a produção de melatonina, o hormônio responsável pelo nosso ciclo sono-vigília. Com a diminuição da melatonina, fica mais difícil adormecer e permanecer a dormir durante a noite, resultando em uma qualidade de sono comprometida. Portanto, se possível, é melhor evitar a presença de aparelhos eletrônicos no quarto.

Embora trabalhar na cama possa parecer confortável, pode causar desconforto e dores, principalmente nas costas e no pescoço. Manteres uma postura incorreta ao usares o laptop o dia todo, por exemplo, não é benéfico para a saúde postural.

Reconheço que encontrar um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é um desafio constante, especialmente em um mundo altamente conectado. Mas, aos poucos, estou a aprender a valorizar o tempo dedicado a mim mesma e àqueles que amo. Afinal, é essencial cuidar do nosso bem-estar e preservar a nossa saúde mental em um mundo onde as notificações não param de chegar. Por isso, vamos usar o quarto para descansar e recarregar nossas energias!

Com carinho, tua Femy Ny💋

Deixe um comentário